Avançar para o conteúdo principal

[Reflexão] Antes da despedida

 

Despedida

Vivemos a vida como se ela fosse durar para sempre. Não... Não quero dizer que somos tão ingênuos e que não nos convencemos do fato de que um dia iremos embora. Porque, sim. Sabemos que faremos a travessia. Temos a noção de que, mesmo contrariados, mesmo não atendidos em nosso desejo pela eternidade, teremos que deixar esse mundo e tudo o que nele nos encanta – nossos amores, nossos amigos, nossas conquistas. No entanto, embora cientes do fato de que a vida acaba, não nos tornamos conscientes do quanto desperdiçamos nosso tempo nesse mundo com coisas banais, superficiais, com equívocos que jamais seriam cometidos se estivéssemos realmente convencidos da maior de todas as verdades: nossa história, um belo dia, enfim terá o ponto final decretado. Um ponto que não admitirá ser trocado por vírgulas. Porque as vírgulas já não estarão mais disponíveis.


Que a gente aprenda a valorizar o abraço antes da ausência. O sorriso antes da lágrima. O momento que antecede a despedida” (Erick Tozzo)


Porque muitos só passam a valorizar a vida e tudo o que nela realmente importa quando já não possuem tempo para fazer valer essa consciência. Muitos só despertam para a limitação e fragilidade de nosso tempo nesse mundo quando o relógio já está avançado demais, os anos se consumaram e os dias se dirigem a um crepúsculo infindável. É quando entram em arrependimentos e lamentações. É quando se culpam pelo tempo perdido, pelos amores não sentidos, pelos amigos deixados pelo caminho, pelas verdadeiras conquistas que não custariam dinheiro algum, mas que foram negligenciadas em função da busca incessante por uma glória e por uma fama que o dinheiro angaria, mas que em pouco – ou em nada – acrescenta em nossa essência, ao nosso interior, a essa alma que clama, todos os dias, por um alimento que apenas aquele que está conectado com a vida consegue adquirir.


É quando o abraço se torna impossível que passamos a desejá-lo e a valorizá-lo com intensidade. É quando o abraço se torna impossível que nos culpamos por não termos abraçado mais os nossos amores, acolhido mais os nossos amigos. É quando o abraço se torna impossível que choramos amargurados, sedentos por apenas um contato humano com aquelas pessoas que a nós eram tão importantes sem que soubéssemos de seu valor – um valor que só nos é revelado quando as distâncias são mais do que abismais, são insuperáveis.


É quando somos confrontados por experiências em muito dolorosas e incômodas que, então, passamos a valorizar os pequenos instantes de refrigério. É quando a brisa suave e sutil se ausenta, deixando-nos com os desconfortos e as opressões da vida, que, então, lamentamos por não termos aproveitado mais, por não termos nos esforçado um pouco mais para que os refrigérios da existência fossem apreciados em sua completude.


É quando a despedida se revela enquanto despedida que nos lamentamos profundamente pelas palavras não ditas, pelos abraços não compartilhados, pelos sorrisos não mostrados. É quando a despedida se revela enquanto despedida que entendemos o quanto erramos ao achar que somos eternos, que a finitude ainda está distante, que o ponto final demorará um pouco mais ou que aceitará ser trocado por uma simples e permissiva vírgula. É quando a despedida enfim se revela enquanto despedida que nos arrependemos amarga e profundamente por, vivendo distraídos, não termos vivido cada momento como se eles tivessem sido o último, afinal de contas, até que vivamos novas experiências, todas até aqui puderam ter sido as finais.


(Texto de Amilton Júnior - @c.d.vida)

~~~~~~~~


Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 06 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Livros de ficção

Contos

Livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Perfil no Instagram (@c.d.vida)

- Página no Facebook (Coisas da Vida)

- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui).


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Mais vistas

[Reflexão] Antes que seja tarde

  Pense em alguém . Apenas pense em alguém, uma só pessoa. Talvez ela seja uma das mais importantes em sua vida – se não for a mais importante. Agora pense em tudo o que você sente a respeito dessa pessoa . O tamanho do seu afeto. A sinceridade de seu amor. O quanto ela representa em sua vida. O quanto as coisas perderiam o sentido se ela simplesmente deixasse de existir. O quanto você se sente verdadeiramente agradecido por ter tido a chance de encontrar a existência dessa pessoa em meio a bilhões de outras existências. Se o que você pensa a respeito dessa pessoa for mesmo sincero, real e verdadeiro, acredito que um sorriso possa ter sido esboçado em seu rosto . Porque você se sente mesmo especial por tê-la em sua vida. Seja um filho que tanto ama. Seja a esposa que tanto adora. Ou seja aquele amigo que tanto estima. Não tem importância sobre quem seja essa pessoa. O importante é que você reflita se ela sabe o quanto é especial e importante em sua vida . Será que você tem tido a ...

[Reflexão] O valor da presença

  A gente se acostuma. Infelizmente, na vida, a gente acaba se acostumando com aquilo – ou aqueles – que temos ao nosso lado, em nossa existência, compartilhando conosco algum trecho da longa estrada. Coisas importantes se tornam habituais. Seria bom se fizéssemos do hábito algo com propósito. O problema é que tornamos o rotineiro em automático . Não nos importamos em manter conosco aquilo – ou aqueles – que um dia fez o nosso coração vibrar intensamente. E então, vítimas do cotidiano, enganados pelo costumeiro, deixamos de valorizar como único, especial e singular aquilo – ou aqueles – que realmente é único, especial e singular. Valorizamos o banal, negligenciamos o essencial, e só nos damos conta quando nos perdemos de nossa essência: quando nos resta o vazio . “ Que não seja a falta a te ensinar o valor da presença” (Autor Desconhecido) Quantas perdas evitáveis você já sofreu em sua vida? E quando digo evitáveis são aquelas que, por uma falta de atenção, deixamos que a...

[Ebook] Palavras & Sentimentos

  Há algum tempo venho me dedicando a um projeto muito especial — um livro que nasceu do desejo de transformar sentimentos em palavras e palavras em companhia. Hoje, com o coração cheio de gratidão, compartilho com você o primeiro volume da minha nova coletânea de reflexões, Palavras & Sentimentos . Este livro reúne pensamentos, memórias, desabafos e descobertas que surgiram nos momentos mais simples e, ao mesmo tempo, mais profundos do cotidiano. São textos que falam sobre amor, saudade, autoconhecimento, perdas, recomeços, silêncios e tudo aquilo que nos atravessa quando decidimos viver com mais presença. Não é um livro para ser lido de uma vez só. É para ser sentido aos poucos, como quem conversa com um amigo num fim de tarde. Cada capítulo traz uma imagem, uma atmosfera, um convite à pausa. Talvez você se reconheça em algumas páginas. Talvez elas apenas abracem o seu momento. Mais do que respostas, quis deixar caminhos. E, mais do que histórias, quis abrir espaços para que ...